quinta-feira, 7 de abril de 2011

Meu primeiro currículo

Muitas têm sido as dúvidas que chegam a nós da INOVE AGÊNCIA JÚNIOR sobre como elaborar um currículo correto. Muitas pessoas também nos questionam sobre como elaborá-lo se acabaram de entrar no mercado de trabalho e ainda não possuem experiência.

O correto é se isolar e aparecer no mercado apenas quando tiver "algo a colocar no currículo"? NÃO!
Nós da INOVE acreditamos que o conceito básico para começar chama-se vontade.
Vontade de querer estar, ser, crescer e principalmente aprender.

O texto abaixo vai para quem está com a garra total para tentar o mercado de trabalho e não possui nenhuma experiência de campo.
Primeiramente, ao pensar em um currículo na área de publicidade, pense em algo criativo. Porém cuidado, criativo não é o mesmo que confuso, ou agressivo (esteticamente falando). Procure cores nada agressivas para os olhos de quem possa analisar o seu material e uma formatação interessante apenas para chamar sua atenção, mas nunca o suficiente para deixá-lo confuso. Afinal, você está em uma seleção de emprego e é possível que a empresa pretenda ser bem objetiva com os candidatos.

Procure também deixar seu documento enxuto. Não é necessário colocar experiências da época da escola, apenas se forem de renome nacional ou local (alguma competição de redação que você tirou primeiro lugar) e principalmente se forem reconhecidas por algum órgão público (MEC, por exemplo), uma vez que isso fornece credibilidade. Mas filtre, filtre sempre!

A foto escolhida é algo bem interessante a ser comentado. Fotos de formaturas, espelhos, ou 3x4 descartem. A fotografia de um currículo serve para identificar o candidato mas ao mesmo tempo mostrar um pouquinho dele. Então, opte por uma foto padrão. Nada de vida pessoal ou social. O foco é o profissional!

E por último, já que você não possui experiências de mercado, ao relatar seus conhecimentos técnicos (design gráfico, por exemplo), abaixo escreva objetivos. Por que você quer entrar para tal empresa, e por que ela deve contratar você. Cuidado para não parecer egocêntrico. Seja objetivo, verdadeiro e acima de tudo humilde - não muito.

Por fim: MENOS É MAIS!

E boa sorte!

Obs: Texto baseado principalmente em pesquisa na internet. Se nós conseguimos, vocês fazem melhor. Google it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário