quinta-feira, 30 de outubro de 2008

30 minutos!

30 minutos é o tempo que uma manicure leva para fazer uma unha bem feita. 30 minutos é o tempo médio que as mulheres gastam escovando os cabelos. 30 minutos é o tempo médio para scannear o computador com um super antivírus. 30 minutos de exercício aeróbico é o tempo em que os carboidratos passam a fornecer energia para o corpo. 30 minutos é o tempo gasto na realização de um peeling físico para remoção das células mortas na pele. 30 minutos é o tempo que se leva para ir da Praia de Castelhanos para a Cachoeira da Laje Preta, em Ilha Belha. 30 minutos é o tempo necessário para que o filtro solar comece a proteger a pele.
30 minutos: tempo gasto, numa estratégia genial e muito cara (especula-se algo entre U$3,5 a U$5 milhões de dolares) do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, que ocupou, diga-se de passagem em rede, o horário nobre da televisão norte-americana, nos canais CBS, NBC e Fox, além do canais MSNBC, Univisión, BET e TV One (esses dois últimos voltados para a audiência africana). A campanha eleitoral de Obama é considerada uma das mais caras da história americana. Acredita-se que dos U$650 milhões arrecadados, U$250 milhões foram destinados à Propaganda. Uma quantia de fazer inveja aos melhores produtos do mundo.
E vai ver que é mesmo! No vídeo, Obama é retratado como o cara perfeito ao lado de cidadãos americanos de várias raças e credos. (Perfeito inclusive para assumir a presidência americana!) Com um discurso positivo tocou em vários temas relacionados a governança pública: impostos, congelamento, empregos, incentivos empresarias e saúde. O certo é que por trás dessa peça que alguns chamam de documentário, outros de reportagem, outros de programa, outros de anúncio eleitoral (nós preferimos chamar de sacada publicitária) existe um cidadão chamado Davis Guggenheim. Para quem não sabe ele dividiu o palco com Al Gore, pela direção do documentário “Uma verdade Incoveniente”.
Fica claro, que quem tem poder financeiro, tem poder de usar e abusar da criatividade de luxo. Aquela que só os poderosos têm acesso. Esse vídeo do Obama, não é o primeiro roupante de inovação da equipe de marketing. Recentemente, para atingir o público entre 18 e 34 anos, a equipe comprou espaço comercial em nove games do grupo Electronic Arts. Durante o jogo, um painel com a foto de Obama aparece no circuito automobilístico. Uma prova clara de inovação.

OBAMA MARIO KART

CURSINHO

Enfim, vale a pena conferir o vídeo no youtube :

Pra quem não tem tanta paciência assim, fica uma parte do discurso do Obama... Quem sabe, o novo Presidente dos EUA.

"Nunca esquecerei que quando mandar soldados para a guerra, estou mandando filhos, maridos e pais americanos". América, a hora da mudança chegou. Em seis dias podemos transformar este país, podemos nos reunir como uma nação, um povo. É tempo de a esperança vencer o medo, da união vencer a divisão. E se vocês votarem em mim e se levarem seus amigos para votar em mim, eu prometo que serei sempre honesto com vocês, prometo ouvir os que discordarem de mim, prometo abrir o governo para s que quiserem participar. E juntos vamos mudar este país e mudar o mundo". CURSINHO DE PUBLICIDADE EM 7 MINUTOS!

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Alô, galera da fotografia. Ao efetuar sua inscrição na Semana de Comunicação do CEUT, você, aluno do CEUT ou não, pode participar da exposição de fotografia que é parte da nossa programação.
Clique aqui para ler o Edital!

Obs.:Para saber mais sobre a Semana de Comunicação é só acessar o site.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

UPSIDE DOWN

A expressão Upside down remonta ao sombrio, porém badalado submundo de Londres na Idade Média. Naquela época, a teoria heliocêntrica de Galileu que afirmava que o sol era o centro imóvel do universo causou um burburinho enorme, assustando não só a classe científica como a religiosa. A teoria de Galileu rumava no sentido oposto aos estudos de Aristóteles: significava anos de crença se esvaindo diante de todos. Galileu, hoje considerado o “pai da ciência moderna”, tem registro na literatura como representante da batalha entre a rebeldia e o conformismo intelectual, entre a liberdade de pensamento e a censura, e, também, de forma mais veemente, a demonstração clara de que uma verdade pode ser reprimida durante muito tempo, mas não indefinitivamente. Uma teoria levantada no cerne da Itália atravessou fronteiras e fez Londres, como na gíria da época, ficar upside down, ou num português limpo e seco virar de cabeça pra baixo.
E assim também está o mercado financeiro mundial: upside dowm! Existe um alvoroço geral.Não é necessário ser nenhum especialista econômico para perceber que a crise desencadeada nos Estados Unidos é forte. E mesmo que alguns renomados da área financeira acenem que não há perigo iminente, nós preferimos acreditar que nada que aconteça nos Estados Unidos fica encapsulado só por lá. Mais dia menos dia termina chegando aqui.

Testemunhos de publicitários experientes do Brasil atestam, entre mil confabulações, teorias e especulações, que o mercado publicitário sempre sente. Talvez nada que comprometa o final de ano, época em que os contratos já estão fechados e as mídias garantidas.
E o conselho é um só: vale seguir a base teórica da profissão que recomenda que em tempo de crise o ideal é não reduzir os investimentos em publicidade. Vale a pena lembrar que uma marca quieta, sem voz no mercado abre espaço para a concorrência e pode ter a sua visibilidade furtada. Sabemos que na prática a realidade pode até ser diferente, mas acreditamos que a comunicação é dona de uma faceta incrível: a criatividade. E que em época de crise a comunicação criativa deve mais do que nunca ser utilizada para manter as vendas e provocar o consumo.


segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CALDO

Não foi e continua não sendo propósito da Inove falar sobre política, apenas simpatizamos muito com o Gabeira que, apesar da torcida, levou um caldo - gíria do surf que designa "rasteira" - do peemedebista Eduardo Paes, que ganhou com pouco mais de 55 mil votos. Paes ficou com 50,83% dos votos válidos contra 49,17% do candidato do PV.
Quem acompanhou o programa eleitoral do Fernando Gabeira pela internet, percebeu que o cara é um show man, depois de tudo que já viveu/sofreu tem ao lado: sociedade, periferia, e praticamente toda a classe artística de vanguarda. É importante atentar que no cenário desacreditado que o Brasil se encontra, o apelo que cada famoso tem é de um impacto muito relevante. São ídolos, formadores de opinião.
Alguém lembra da Regina Duarte? Entre idas e vindas, entre Lula e Serra?
E o Zézé Di Camargo e Luciano em entrevista coletiva aqui em Teresina, criticou Lula e acreditava que um terceiro mandato era tido como chavismo.
Marta Suplicy, já teve em seu "mailing" de campanha atores Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri, o diretor Benedito Ruy Barbosa, a comediante Gorete Milagres e as cantoras Zélia Duncan e Rita Lee.
Para isso que chamo atenção no vídeo. Os programas políticos de Gabeira que estão disponiveis aqui, mostram como o Marketing e a Publicidade Política são simples e diferentes. E mesmo tendo estrelas, famosos, artistas, nem sempre é garantia de vitória. Porque eleição não tem garantia de nada.

Pagando bem, que mal tem?

domingo, 26 de outubro de 2008

SUNGA MILITAR

Se é para falar de política que fale sério, e se é pra ser assim, tem que ser Fernando Gabeira.
A Inove acordou hoje no maior pique e tá de olho na eleição do cara, porque ou é ele, ou é ele.
Voltaremos mais tarde com um boletim e mis algumas novidades desse domingão de segundo turno.

Turno é segundo. Gabeira é primeiro.

sábado, 25 de outubro de 2008

Desperte o seu lado monstro.



SEMANA DE COMUNICAÇÃO - CEUT
11, 12 e 13 de novembro de 2008

Integração entre publicidade e jornalismo do CEUT, com as demais faculdades.

Apresentação de trabalhos, artigos, posters, palestras, oficinas e gds com profissionais de jornalismo e de publicidade ou áreas afins, lançamento e vendas de livros, festival de publicidade; mostra de fotografia, instalações e exposições, shows durante os dias do evento, apresentações teatrais, stand up comedies, etc.

DESPERTE O SEU LADO MONSTRO.

PALESTRA DE ABERTURA COM RAFAEL CORTEZ, DIRETO DO CQC.




Ingressos na INOVE Agência Jr. de 28 de outubro à 7 de novembro.
Estudante R$ 15,00
Profissional R$ 30,00

Info: 9982 6038

postagem: Renata Reis (Criação e Arte)


sexta-feira, 24 de outubro de 2008

APRENDIZ

E mais um dos acontecimentos que a gente não sabe do porque o meio publicitário não está envolvido e depois reclama, reclama e reclama. A vencedora da primeira edição do programa O Aprendiz, com Roberto Justus, versão tupíniquim do The Apprentice com Donald Trump, vem a Teresina. Viviane Ventura Brafmann, vai proferir palestra no dia 18 de novembro, local indefinido, para administradores, estudantes de Administração de Empresas e pesquisadores da área. Certo. Viviane é formada em Administração também, mas vocês irão ver lugares disputados a tapa, e em sua maioria, por publicitários. E porque nenhum se mobiliza para fazer algo, trazer uma pessoa bacana de fora ou fazer um encontro que entre pra um possível calendário oficial? Preguiça de pensar. Viviane trabalha atualmente na filial do Brasil da gigante do marketing direto Wunderman, e para quem quer saber mais, também tem um blog.
UP DATE: Acabo de falar com a assessoria do Tribunal de Justiça, e o auditório de lá, não foi concedido, vamos aguardar mais informações para saber onde será o local.

Aprendeu.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PODER II

E como o Inove Idéias já tinha adiantado a vocês, a cerimônia do prêmio “As Empresas Mais Admiradas no Brasil” contou com a presença do ilustríssimo representante-mor do país, Luis Inácio Loola da Silva e foi um momento non grato para a imprensa perguntar sobre a atual crise econômica mundial - e ele uma persona non grata a responder suas esdrúxulas explicações ou respostas. Problemas a parte, esbarramos em um dos assuntos mais comentados da noite: O 1˚ lugar da Vale.
Uns acham que a empresa não tem nada admirável, rotulam a mineradora de "companhia da bolsa", onde muita gente investe, e os próprios gestores só pensam em lucro, não servindo como parâmetro, o que contradiz com um dos quesitos que a levou ao topo: modelo de gestão. Desentendidos criticando o último comercial da empresa criado e dirigido por Nizan Guanaes, que tem em sua trilha, uma composição do publicitário intitulada de “Já Pensou” e que alegam ser a cara do Rio de Janeiro e não do Brasil. A canção é interpretada por João Gilberto, grande propagador da Bossa Nova e, que dizem, levou míseros 500 mil pelo feito. Depois perguntam o que a Bahia tem.
E querem saber a nossa opinião?
Amaaaaaamos a propaganda. E o JG e a Fernanda Montenegro narrando e a Vale em primeiro lugar. E ponto.



Já pensou s’eu nascesse no frio
Já pensou s’eu nascesse sem mar
Já pensou s’eu nascesse sem sol, nascesse sem bola, sem Copacabana.
Já pensou s’eu nascesse sem bar
Nascesse sem Rio ou sem a Bahia Já pensou s’eu nascesse sem cor, sem esse sorriso e essa alegria
Já pensou s’eu não fosse essa graça, Não fosse essa raça, o que seria?
Já pensou s’eu não fosse essa garra e essa coragem e essa energia
Já pensou se não fosse essa fé, não fosse o que é, o que seria?
Já pensou este País inteiro, que o melhor do Brasil, é o povo brasileiro.

A edição especial Carta Capital - Empresas Mais Admiradas do Brasil chega às bancas, em São Paulo, na sexta-feira 24 e no Rio de Janeiro no sábado 25. Nas outras cidades, poderá ser encontrada a partir de terça-feira 28.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

PODER

Na noite de ontem, segunfa-feira, dia 20, a revista Carta Capital divulgou os resultados da 10ª edição do ranking "As Empresas Mais Admiradas no Brasil", pesquisa realizada com exclusividade para a publicação pelo instituto TNS InterScience, que aponta as dez corporações mais admiradas por executivos de empresas instaladas no Brasil, nacionais e estrangeiras, levando em conta fatores como ética e solidez financeira. As empresas mais admiradas são:

1. Vale

2. Natura

3. Petrobras

4. Gerdau

5. Nestlé

6. Google

7. Embraer

8. Apple

9. Banco Real
10. Votorantim

Pela primeira vez, a Vale foi considerada a empresa mais admirada no Brasil, e o Google aparece também, mas figurando pela primeira na lista. Já a Natura que por quatro anos consecutivos ocupou o primeiro lugar, nesse ano, se contenta com o segundo.
De junho a julho de 2007, a pesquisa ouviu 1.276 executivos - entre presidentes, vice-presidentes, superintendentes e diretores - sobre as empresas mais admiradas do mercado, na opinião deles. As respostas foram dadas espontaneamente, excluindo-se da avaliação a corporação em que eles próprios trabalhavam. A apresentação dos resultados será no dia 29 de outubro, em cerimônia realizada em São Paulo (SP), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

APOSTAM QUANTO COMO ANO QUE VEM A INOVE FIGURARÁ EM PRIMEIRO ??

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Aos Mestres...

Na noite da última quinta-feira, dia 16, o CEUT comemorou com um jantar junto ao seu corpo docente, a passagem pelo Dia do Professor. Mas vamos ao que interessa: Prêmios! Ê urucubaca grande essa, ninguém da Publicidade levou um dos cobiçados notebooks sorteados, mas dúvido se a festa não ficou muito mais divertida com a presença da classe. Por fim, todos parabenizados e felizes. Algumas fotos da data. Professor Honório e toda sua elegância.

Maria Helena e Márcia Adriana que a gente quer que cante na nossa formatura.

Nossa Professora Orientadora Larissa Maia e sua irmã, Luciana.

Mais o que estamos com a maior curiosidade mesmo, é : O que tanto a Maria Helena confabulava com a Polyanna? Jacqueline fazendo piada e Samária rindo? Ou a Samária trocava uns dois dedos de prosa e a Jacqueline ria também?

Na foto: De lado, Polyanna, André Gonçalves, Samária Andrade, Jacqueline, Juju e Maria Helena.

C.D.F

A professora Ms. Jacqueline Dourado traz dia 23 de outubro, a Teresina, o professor Dr. Valério Brittos, do Programa de Pós-Graduação da Unisinos. Com larga experiência em comunicação e ênfase em economia política da comunicação, Brittos é graduado em Jornalismo e Direito pela Universidade Católica de Pelotas, especialista em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS).Ele vai ministrar palestra sobre “AS CONTRIBUIÇÕES DA ECONOMIA POLÍTICA PARA A COMUNICAÇÃO” no Ginásio coberto do CEUT. Por lá também, o lançamento do livro ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO: Estratégias e desafios no Cenário Global. Essa parceria faz parte do Projeto Dialogos Necessários.
Não seja mais um alienado. Seja CDF e vá. Dia 23, às 19h no Ginásio do CEUT, entrada franca.

CIFRAS!

A Controller & Consultoria Empresa Jr. do curso de Administração da Faculdade CEUT queria desenvolver um colóquio da área na faculdade, para isso, precisariam de uma imagem visual e que ao mesmo tempo fosse corporativa diante o tema do encontro: “Empreendedorismo: o primeiro passo para o sucesso”. Pensamos inicialmente em desdobrar o símbolo do Curso de Administração, mas eles não curtiram muito. Sim, nós já sabemos que o mundo é lotado desses bonequinhos, mas iguais a esse, não mesmo. Todos devidamente paramentados com sua pasta executiva, mostrando que o primeiro passo para o sucesso, é passar pelo CEUT.




Logomarca, folder, cartaz, crachá e camisa, claro, é INOVE.
Mais detalhes sobre o colóquio,
aqui.
Ficha Técnica:
Cliente: Controller & Consultoria JR.

Produto/Serviço: Colóquio de Administração
Título: “O primeiro passo para o sucesso começa aqui ”
Formato: Logomarca, folder, cartaz A3, crachá e camisa.
Criação: Renata Reis
Direção de Arte: Renata Reis
Redação: Leonardo Galvão
Diretores de Criação: Leonardo Galvão/Renata Reis
Atendimento: Leonardo Galvão/Renata Reis
Direção Geral: Larissa Maia
Aprovação: Moema Bona
Aprovação Cliente: Flávia Ramos