domingo, 21 de dezembro de 2008

POUCOS

Quem já teve a honra de trabalhar em uma repartição pública, sabe como a facilidade paga o preço da dificuldade, que a burocracia gera o preço da demora, e que na verdade, toda essa questão de preço é única em não ser relativa de 4 em 4 anos. Falo de honra porque todo mundo deveria trabalhar por um mês em uma para entender o porque do Brasil ser assim, estar assim, andar assim, para saber até onde temos culpa nisso tudo. Saber que fazer a diferença começa por cada um, e que mande ir a merda qualquer determinação superior, é você estar ciente dos seus atos e resultados, sabendo que serão mais aplaudidos que vaiados. E que é de gente assim, querendo ganhar aplausos, que todos esses orgãos governamentais precisam. 
Nunca cai direito a ficha do quanto uma escola, um bairro, um hospital e um futuro pode depender de você. Esse capítulo rende outros, e não quero me extender sobre ele. Mas fazia tempo que eu não presenciava uma campanha do governo (seja ele qual for...) com vontade de fazer diferente, por querer ver o futuro diferente. Está rodando no Brasil, a campanha 2008 do ProJovem Urbano, um programa do Governo Federal, em parceria com governos estaduais e prefeituras, que oferece a conclusão do Ensino Fundamental, cursos profissionalizantes e um auxílio mensal de R$ 100,00 para jovens entre 18 e 29 anos. O ProJovem Urbano tem duração de 18 meses e busca criar oportunidades para a juventude brasileira que vive em situação de vulnerabilidade social. 
A Propeg é a agência que assina a campanha para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) cujo fio condutor é a música Tempo Perdido, um clássico do rock nacional imortalizado pela banda Legião Urbana.O filme retrata jovens que cantarolam trechos da canção desde o acordar, passando pela realização da matrícula até às aulas e oficinas oferecidas pelo programa. O conceito criativo que amarra a peça é ProJovem Urbano. Para quem tem uma vida a ganhar e nenhum tempo a perder. A campanha é formada pelo filme de 30 segundos, spot de 60 segundos, carro de som, além de outdoor, busdoor, mídia em banca de revista, cartazes, flyer e peça de internet. Fugir do feijão com arroz desde que a verba já seja depositada na conta, é outro capítulo inédito, porque todo mundo quer fazer de qualquer jeito por achar que o governo é de qualquer jeito. E a história de verdade, não é bem assim de qualquer jeito...


Ficha Técnica

Título: "Tempo Perdido"
Anunciante: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Produto: ProJovem Urbano
Agência: Propeg
Criação: Maurício Passarinho e Gus Simões
Direção de Criação: Cláudio Leite e Ana Luísa Almeida
Planejamento: Melina Romariz
Atendimento: José Badaró, Renata Sanchez e Duda Guedes
Mídia: Neide dos SantosProdução 
RTV: Márcia Cavalcante
Produção Gráfica: Johnatan Lastri
Fotógrafo (mídia impressa): Kazuo Okubo
Produtora/filme: Bossa Nova Films
Direção/filme: Julio Xavier
Direção de Fotografia: Walter Carvalho
Produtora de Som: Banda Sonora
Aprovação/cliente: José Otaviano Pereira, Marcelo Morais e Paulo Henrique Araújo

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