sexta-feira, 20 de março de 2009

DUELO

Na busca de saber quem é a operadora banda mais larga pra abocanhar o maior número de clientes, a TIM, VIVO, CLARO e OI começam a se degladiar. O combate vai além da banda larga, vai ferozmente no front ClienteXOperadora.
A TIM assume novo posicionamento no Brasil, com foco que ultrapassa a tecnologia, cobertura e preço (o valor é praticamente o mesmo) na busca pela proximidade com o usuário de telefonia celular, se utilizando de uma comunicação persuasiva emocional “Você, sem fronteiras", substituindo "Viver sem fronteiras" que reflete a mudança da empresa, focando no cliente TIM, aproximando clientes de outras operadoras, e o mais bacana, se utilizando do foco na Banda Larga e que cairá como uma luva na captação de novos consumidores que nem sabem o que isso significa. "No passado, a guerra dos preços imperava no setor de telefonia. As campanhas eram agressivas e as operadoras falavam mal umas das outras. Isso resultou numa relação mercantilista com o consumidor, nenhum vínculo com a marca. Agora, a TIM muda sua comunicação, em busca dessa relação com o usuário", argumenta Rogério Takajaragi, diretor de marketing da operadora, em entrevista ao Clube de Criação de São Paulo, CCSP. Relação essa que a Oi já faz há muito tempo, e que só agora eles despertaram para o fato. A propaganda leva assinatura da Neogama/BBH, e a primeira campanha criada pela agência para a TIM. De todas as mídias, eu preciso dar um enfoque nessa:

Ontem, 19.03.09 chegou as Tv´s o comercial "Conexão como nenhuma outra" nova assinatura da VIVO. Vamos atentar as coincidentes mudanças. A operadora de telefonia criou seu primeiro filme institucional (detalhe!) feito pela Y&R. Em menos de quatro dias, mais de 500 figurantes foram convocados a participar de um único take do comercial. Os participantes foram acionados por várias redes: telefonemas, SMS, e-mail e redes sociais, assemelhando-se com o enredo do comercial: um rapaz que consegue um lindo presente para a namorada usando seus contatos e um celular. A intenção é enfatizar que conexão de qualidade é muito importante nos relacionamentos. Uma frase do filme é: "Conectado você pode mais".

Além de TV, a Vivo vai investir em todas as outras frentes de comunicação: mídia impressa, internet, rádio, out of home e merchandising. Apesar de levar assinatura da Y&R, que é dona da conta de varejo do anunciante, a Vivo informa que não houve nenhum alteração em seu atendimento. Ou seja, a África segue com a conta institucional. Será? Não seria indicio de uma nova mudança? Sei não. De qualquer forma, a valorização pelo cliente, e a briga das operadoras é o melhor de tudo isso. Alguém quer um coração de carros.

2 comentários: