segunda-feira, 27 de abril de 2009

London 2012


Logotipo

Houve dois logotipos para Londres 2012: uma para o processo de candidatura, criado por Kino Design e um segundo que é a marca para os Jogos propriamente. Este último, projectado pela Wolff Olins, foi revelado no dia 4 de Junho de 2007 e custou 400 mil libras. O novo logotipo é uma representação do número 2012, com os Anéis olímpicos incorporados no zero. O logotipo está disponível num grande número de cores.

Esta seria a primeira vez que o mesmo logotipo é essencial para ser utilizado tanto para os Jogos Olímpicos como para os Paraolímpicos. A única diferença significativa visível nos logótipos para os Jogos Olímpicos e para os Paraolímpicos.

O logotipo é o primeiro na história olímpica a ser capaz de usar uma variedade de cores. A norma incluída cores verde, magenta e azul, no entanto, o logotipo incorporou uma variedade de cores, incluindo a bandeira da União para promover a transferência de soberania na cerimônia. Os patrocinadores também têm incorporado na sua companhia cores do logotipo, exemplos notáveis incluem Lloyds TSB e a Adidas.

Londres 2012, declarou que o novo logotipo é destinado a chegar aos jovens. Sebastian Coe afirmou que tudo o que ele tem por base, o comité organizador tem dito "atingindo cerca de fora e envolver os jovens, que é onde está o nosso desafio para os próximos cinco anos". Um observador, um gerente de uma agência de publicidade, fez notar que o logotipo suportaram um forte semelhança com o logotipo do programa de televisão para crianças Tiswas, comentando que ser atractivo para os jovens é difícil, e que será vista através de tentativas de direito paternalistas.

Numa primeira reacção pública ao logotipo, tal como medido por uma pesquisa da BBC sobre o site, foi amplamente negativo: mais de 80% dos votos deu o logotipo do rating mais baixo possível. Vários jornais chegaram mesmo a ter o seu próprio logótipo em competições, mostrando alternativas submissões a partir dos seus leitores. O Sun exibiu um desenho de um macaco. É de notar que o logotipo semelhante a imagem de uma personagem de banda desenhada, Lisa Simpson, outros têm se queixado de que se parece com uma distorção suástica.

Um segmento de animação de foto montagem, liberada ao mesmo tempo que o logótipo, foi reportada para accionar apreensões num pequeno número de pessoas com epilepsia fotossensível. A Acção Epilepsia, recebeu variados telefonemas de pessoas que tinham tido convulsões após assistir à sequência na TV. Em resposta, um curto segmento foi removido do site Londres 2012. Ken Livingstone, então perfeito de Londres, afirmou que a empresa que projectou o filme não deve ser paga por aquilo que ele chamou de um "erro catastrófico".

Um bloguista na BBC admitiu que " o novo logótipo de Londres 2012 tem o país falando [ainda] não da forma que os organizadores teriam esperado." Um empregado de uma empresa de desenho é descrito como "bem pensado para fora" e previsível seria "tornar-se uma fonte de orgulho para Londres e para os Jogos."

No site foi proposto até mesmo um concurso para o design do logotipo e existe uma pesquisa para saber o feedback dos jovens, principal, público alvo. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário