quinta-feira, 16 de abril de 2009

SIFU

A marca Tropicana, pertecente ao conglomerado de bebidas PepsiCo resolveu modernizar e propor aos consumidores uma nova caixinha do suco de laranja Tropicana. Beleza, lindo.



A marca Tropicana é muito forte, tem como ícones o seu logotipo e a laranja com o canudinho, o redesign mudou justamente dois signos que representavam a marca, e o consumidor não assimilou e nem aceitou essas mudanças. Há pouco menos de um mês, o redesign conduzido pela Omnicom, imediatamente houve reações.Voltaram pro modelo anterior.

A maior parte criticava o modelo genérico, ao qual a Omnicom reagiu explicando que a tampinha (se você olhar bem verá que a tampinha é uma laranja) é que era o elemento chave. Tropicana usava antes um canudo numa laranja para simbolizar frescor. Usuários leais estavam com dificuldades de encontrar a marca nas prateleiras porque a atual diferença da laranja com canudo foi substituido pelo base da categoria. As reclamações não paravam de chegar, por email, telefone, carta. E aí a Pepsi voltou atrás. Uma derrota para a indústria do branding?

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